quarta-feira, 26 de março de 2014

ESPORTE: Under Armour, a moda dos atletas nas ruas do Brasil

Há tempos a moda colocou nas ruas as marcas esportivas. Gente “comum” usando moda com design e tecnologia esportiva carregando em si o que o esporte representa. Dentre as marcas mais famosas do mundo neste segmento está a Under Armour, fundada pelo ex jogador de futebol americano Kevin Plank.

A empresa surgiu em 1996, Plank nesta época ainda jogava futebol, mas segundo o próprio, não bem o bastante para torná-lo profissional daí a ideia de produzir material esportivo. A Under Armour teve suas primeiras instalações na casa da avó de Plank com a fabricação de uniformes que pudessem ser usados por baixo das “armaduras” que usam os atletas desta modalidade (daí veio o nome), camisetas de microfibra que deixavam os jogadores secos e confortáveis mesmo com o suor das partidas. 

Da casa da avó para o mundo e a Under Armouré hoje patrocinadora de times de futebol como o Tottenham, da Inglaterra, Colo-Colo, do Chile, e Cruz Azul e Toluca, do México. Nomes de peso do MMA também são patrocinados pela marca como o lutador George Saint-Pierre. O triatleta Chris McCormack e o nadador Michael Phelps também recebem apoio da marca. Hoje a Under Armour tem cerca de 7.800 empregados e faturamento anual de mais de 2,3 bilhões de dólares.



PARA BRAZUCA USAR

E agora chegou a vez dos brasileiros terem acesso mais fácil da marca. A Under Armour desembarca em terras brasilis anunciando mais de 70 pontos de venda no país para a comercialização de roupas, calçados e acessórios esportivos.
Lojas especializadas como Centauro, Paquetá Esportes e a Netshoes estão entre os pontos de venda para marca e segundo Plank o Brasil é um passo importante para a expansão internacional da marca que visa dobrar a receita da companhia até 2016, atingindo US$ 4 bilhões. Apoiar e patrocinar atletas brasileiros também faz parte da estratégia e vontade da UA no país. O anúncio da chegada da UA no Brasil foi feito pelo próprio Kevin Plank em São Paulo, que sediará o escritório da marca.

A estratégia de entrada no país será com investimento de início em running e training, isto é, produtos para serem usados em corridas de rua e treinamentos, mas a ideia é expandir em breve para outros esportes, incluindo claro o futebol, afinal ainda é a paixão nacional, e toda marca esportiva tem consciência disso.
Em termos de estratégia de marketing a UA planeja ser uma marca Premium, ou seja, voltada para um público de mais algo poder aquisitivo. Com conceitos de força, poder e performance a marca pretende conquistar o público. No primeiro vídeo (veja abaixo) promocional divulgado para o Brasil a UA deixa claro que é uma marca masculina mostrando um homem que se sacrifica para superar o seus limites.



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