terça-feira, 25 de março de 2014

AVENTURA: MASTWALK – A CAMINHADA NO MASTRO PELO VELEJADOR ALEX THOMSON

Alex Thomson há muito se estabeleceu como um dos aventureiros no esporte da vela. Em sua nova empreitada, o iatista se equilibrou no mastro de seu barco de 60 pés - na altura de um prédio de 10 andares - e subindo cada vez mais alto, acima do nível da água enquanto o barco corta as ondas. Quando o iate chegou a 60 graus, Thomson está chegou à ponta do mastro e depois mergulhou no mar - perfeitamente vestido em alto estilo  com um costume HUGO BOSS, o qual seu tecido repele a água. Mais que uma campanha de marketing, Alex Thomson viu tudo isso como mais um desafio, para o esportista que é. Aos 39 anos, o iatista está sempre disposto a traçar novos caminhos e encontrar novas e excitantes formas para usar seu iate - "estava planejando esta mais nova performance com meses de antecedência".


O papel crucial na façanha -  que foi realizada ao largo da costa espanhola perto Cádiz – foi dirigida pelo coordenador de acrobacias de Thomson, Andy Bennett. "Há inúmeras coisas que poderiam dar errado. O mastro é incrivelmente longo, e o forte vento leva o iate para todas as direções. Toda vez que o mastro se movia, Alex poderia perder o equilíbrio e mergulhar para o convés." Para garantir a socorro em caso de emergência, uma equipe médica estava presente em todos os momentos, enquanto  mergulhadores navegavam em um bote de borracha ao lado do iate.

Skipper Ross Daniel foi o eleito para o desafio de dirigir o iate, ajustando seu ângulo para garantir que Thomson tivesse a melhor chance possível de alcançar a parte superior do mastro. Segundo Daniel, "quando a direção vento muda, o barco pode balançar fora de controle e o mastro ir para cima. Se Alex não consegue se segurar, ele só teria uma escolha: saltar na água."


Após voltar em terra firme em segurança, Thomson comentou: "Estamos planejando esta performance há muito tempo. Havia muitas coisas que poderiam ter dado terrivelmente errado: O vento poderia ter me puxado para fora do mastro e me catapultado para o convés; eu poderia ter atingido a água no ângulo errado ou à tona muito rapidamente. Estes foram todos os fatores que precisávamos considerar com muita antecedência. Felizmente (e apesar do meu medo de alturas), conseguimos realizá-lo. E, como as coisas aconteceram, a façanha foi muito mais perigosa do que eu jamais teria imaginado. Em suma, posso dizer honestamente que é a coisa mais estúpida que eu já fiz em toda a minha vida!"






Esta não foi a primeira façanha que temos visto deste o velejador britânico. Um vídeo se tornou viral em 2012 depois de mostrar Alex Thomson escalar a quilha laranja de seu iate a partir de uma lancha. O marinheiro intrépido tem feito proezas em grandes ondas sempre desde então. No ano passado, ele navegou ao redor do mundo a solo na famosa Vendée Globe, coquistando o terceiro lugar e quebrando o recorde britânico no processo.

Cansou de imaginar tudo isso como foi? Então assista ao vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário