quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

FETICHE: Os 50 anos do calendário mais famoso do mundo, o calendário da Pirelli

O famoso calendário da Pirelli, que já virou ícone e objeto de desejo em todo o mundo, completou 50 anos com sua edição para 2014. Lançado pela 1ª vez em 1964 como uma ferramenta de marketing, o “The Cal”, como era mais conhecido, foi ideia da Pirelli UK Limited, subsidiária britânica do grupo, que trabalhou no projeto com ampla margem de manobra. Com a função de se destacar da concorrência interna, o então diretor de arte Derek Forsyth e o fotógrafo britânico Robert Freeman, que já era famoso por seus retratos dos Beatles, criaram o projeto muito inovador na época. O resultado foi um produto refinado e exclusivo com conotações artísticas e culturais que até hoje se distingue no mundo da moda e da fotografia.

Um símbolo que, não só celebra a beleza feminina há 50 anos, mas como também celebra a complexidade de uma arte que tem sido capaz de transformar-se ao longo do tempo. Que constantemente vem mudando estilos e autores, esta arte sempre consegue expressar um novo aspecto da história. Ao longo desses anos o calendário serviu de vitrine para vários fotógrafos consagrados e ficou famoso também por estrelar supermodelos (e atrizes famosas) em posições provocantes e sensuais. Sua história visual conta com 34 fotógrafos como colaboradores; entre eles,  Richard Avedon (1997), Sarah Moon (1972), Nick Knight (2004), Bert Stern (1986), Mario Sorrenti (2012), Norman Parkinson (1985), Mert Alas e Marcus Piggott (2006), Herb Ritts (1994), Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin (2007), Bruce Weber (1998), Hans Feurer (1974), Mario Testino (2001), Karl Lagerfeld (2011) e Terry Richardson (cujas fotos, feitas para a edição de 2010, foram realizadas na Bahia). 










Para fazer diferente, este ano a Pirelli surpreendeu a todos quando divulgou que não iria produzir um novo ensaio como sempre fez. Ao invés disso a empresa de pneus italiana resolveu publicar uma série de fotos inéditas de Helmut Newton feitas em 1964 e que até então permaneciam inéditas devido a uma combinação de fatores. Na época dois calendários foram encomendados, porém apenas um publicado. Na época Newton foi obrigado a parar de fotografar por causa de problemas pessoais e seu assistente assumiu o projeto, atento às instruções de seu chefe, mas no final o fotógrafo Robert Freeman competindo conseguiu o emprego. 
Pirelli comemora o seu 50 º aniversário no próximo ano, e sua edição de 2014 tem sido aclamado como uma celebração de seu sucesso até o momento. Cada calendário é conhecido por estrelar supermodelos vestidas de escassamente colocam em posições provocantes, embora a edição de 2013 foi fotografada por Steve McCurry - que adotou uma abordagem mais recatada no processo - tendo tomado famosa o retrato impressionante do Menina afegã de olhos verdes para a capa da National Geographic em 1985. Outro fato curioso levou até o calendário de 1964, os dias da semana são os mesmos de 1º de janeiro a 31 de dezembro, tanto em 1986 quanto em 2014.



Confira o vídeo com as fotos de Helmut Newton para a Pirelli em 1064:


Entre as 12 imagens que compõem o calendário assinado por Newton, há uma com Betty Prado, modelo brasileira que fez história na década de 1980, que foi amiga e musa do fotógrafo, falecido em 2004. Do evento que lançou a notícia ao mundo, no final do ano passado, em Milão, o diretor de moda da Vogue Giovanni Frasson, conta que a modelo era uma das special guests na ocasião e se emocionou ao ver as fotos. "A ideia de Newton, segundo Manuela Pavesi [atualmente fotógrafa e o braço direito de Miuccia Prada, que trabalhou ao lado de Newton no início de sua carreira] era ter nas fotos, que idealizava em detalhes dentro de sua cabeça antes do clique, o contraste entre uma mulher rica e uma pobre", explica Giovanni. As primeiras de Newton foram feitas no Grand Prix, em Monte Carlo, onde o fotógrafo viveu. O local seguinte foi em Chianti, na Toscana. Tendo as colinas e suas árvores como paisagem. O calendário apresenta 12 fotografias em preto e branco e 29 clicks de bastidores. O que é mais refrescante é que as mulheres fotografadas parecem totalmente vestidas e altamente sexys.

Ainda para a celebração dos 50 anos de 'The Cal' inclui ainda um set especial de imagens criado em junho passado, em Nova York, pelos fotógrafos Peter Lindbergh e Patrick Demarchelier (que assinaram, respectivamente, as edições de 1996 e 2002, e 2005 e 2008), com um casting de tops estrelado do qual fizeram parte Isabelli Fontana, Alessandra Ambrosio, Miranda Kerr, Karolina Kurkova, Helena Christensen e Alek Wek.


Veja o vídeo especial das fotos de Peter Lindbergh feitas em junho passado para divulgação do calendário 2014:



Acompanhe a MENSCH pela fanpage e Instagram: RevMensch 

Nenhum comentário:

Postar um comentário