terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ARQUITETURA: Uma incrível cobertura duplex com vista para Manhattan.

Que tal morar numa baita cobertura no 28º andar de um antigo prédio com uma incrível vista para Manhattan? Essa foi a ideia de um casal com três filhos adolescentes ao procurar o badalado escritório de arquitetura de Steven Harris e sua equipe. Que recebeu a missão transformar um antigo apartamento duplex utilizado como escritório por muitos anos no edifício 1930 no bairro de Tribeca (NY) em um lar. Com 743 metros quadrados, 70 janelas e vários cômodos para criar, a equipe de Herris comprou o desafio que resultou nesse belíssimo que vocês podem ver nessas imagens.


Steven Harris nasceu no Norte da Flórida, foi professor de arquitetura na Universidade de Yale, e já há alguns anos tem se destacado com seu premiado escritório de arquitetura, membro de Design de Interiores Hall of Fame, por conta dos seus incríveis projetos. Nesse caso da cobertura duplex em Tribeca, Herris conta que foi surpreendido com a declaração da família: “Nós estamos comprando um apartamento na rua, e nós precisamos de um arquiteto, Você está interessado?" Porém adorou o desafio e correu para tornar real o sonho da família. 

Harris e sua equipe se encarregaram de transformar o duplex em uma residência com quartos de hóspedes independente, assim como a adição de um pavilhão envidraçado no telhado que serviria como área de lazer e academia de ginástica. Ao longo do caminho, o projeto se transformou em algo ainda maior. "Uma vez que elaboramos o escopo do trabalho, tornou-se evidente que eles teriam que sair do apartamento, e eles não estavam interessados em deixar o prédio", explica ele. Sendo assim eles compraram outro duplex, ao fundo do corredor, e mudaram-se para lá temporariamente enquanto sua casa de sonho tomava forma. 



Por se tratar de um duplex, tinha-se a vantagem de não se perder a bela vista. Os janelões espalhados pelo apartamento davam a luminosidade necessária que se imaginava para o projeto. "Apartamentos mais altos, muitas vezes perdem vistas em primeiro plano", explica ele. "Você não tem essa questão aqui. É como uma boa pintura de paisagem, seu olho constantemente se move para todos os lados." 

Claro que a melhor vista é a da área externa da cobertura, com a sala de exercícios destinados a aeróbicos, ballet, ioga e meditação. "Muitas pessoas deixam o espaço da academia para algum canto escuro", conta Harris. E continua: "O que é ainda mais propício em uma sala que você já está tentando evitar!" Aqui, paredes as de vidro servem para abrir mais o espaço no terraço coberto de relva artificial. 





No interior do apartamento soluções criativa ganharam destaque como a criação de uma sala com pé direito duplo para disfarçar um buraco no teto no nível mais baixo. O que deu ainda mais destaque à bela janela de 18 metros de altura enquadrando a torre neogótica de Woolworth Building, a sala serve como o coração do apartamento.

É nela que fica a incrível escada, que é a característica mais espetacular do apartamento. Ela dá a impressão de está suspensa no ar graças aos degraus de aço de 3/4 de polegada de espessura, envolto em couro apoiados por um trio de fios de aço inoxidável. Juntos, eles se assemelham às cordas com quatro centímetros de distância entre eles.

Do chão da sala da família, o primeiro lance de escadas leva até a sala de estar, sala de jantar e cozinha, que formam um U ao redor do vazado, que segue de referencial dentro do enorme apartamento. "É como se fosse a gema de ovo. Você sempre sabe onde está em relação a ele. Caso contrário, o apartamento é tão grande-você precisa de uma trilha de migalhas de pão para dar a volta". Nessa área do apartamento a paleta de cores é neutra, pois o espaço possui muitas janelas. Apesar de luxo, inegavelmente, os materiais são também resistentes sem perder a leveza que podem proporcionar ao ambiente.





Afinal com inúmeras paisagens incríveis ao redor do apartamento o que menos se quer é ofuscar o que de mais belo esse duplex tem para oferecer.
Mais informações sobre Steven Harris e seus projetos, acesse: www.stevenharrisarchitects.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário