quinta-feira, 21 de novembro de 2013

BEBIDA: O SABOR DA ESCÓCIA NO TRADICIONAL WHISKY GLENMORANGIE

Quando você pede um whisky espera se inundar em um vale de tranquilidade, relaxar e celebrar. E essa é a proposta da Glenmorangie, que em a língua ancestral da Escócia, quer dizer “vale de tranquilidade”. Criada por William Matheson, a Glenmorangie instalou seus primeiros alambiques no condado de Tain, em Ross-Shire, no norte da Escócia, em 1843. Então meus caros, experiência não lhes falta.

A criação do single malt scotch whisky Glenmorangie é baseada em alguns princípios: água e maturação. A água é um ingrediente fundamental: filtrada há mais de 100 anos nas Highlands escocesas, provém de uma fonte própria, chamada Tarlogie, resultando em uma água rica em minerais, responsável, em grande medida, pelo sabor de Glenmorangie. A maturação extra, em tonéis cuidadosamente selecionados pelo Master Distiller Dr. Bill Lumsden, e usados no máximo 2 vezes, também estão entre os responsáveis pelo sabor único de Glenmorangie.

A destilaria foi a primeira a perceber a importância da madeira no processo de maturação; a própria Glenmorangie produz barris sob medida, com o melhor carvalho branco das montanhas Ozark, no Missouri, EUA. Os barris são utilizados, inicialmente, na maturação de bourbon - para adoçar a madeira - antes de começar o envelhecimento do Glenmorangie. Além disto, a Glenmorangie foi pioneira na técnica de wood-finishing, usando outros tipos de barris para o envelhecimento final - a maturação extra, acrescentando diversas e intrigantes características ao whisky.



Brinde à qualidade

Atualmente a Glenmorangie é uma das mais famosas e respeitadas destilarias do mundo, não à toa vem recebendo diversos prêmios. Nos últimos 5 anos, Glenmorangie recebeu mais prêmios Gold Best in Class do que qualquer outro single malt scotch whisky na IWSC (International Wines and Spirits Competition), reconhecida como a competição mais prestigiosa do mundo. O objetivo da competição é promover a qualidade e a excelência dos melhores vinhos, destilados e licores. Em 2011, após 5 anos de participação, a Glenmorangie somou um total de 18 medalhas Gold Best in Class, mais do que qualquer outro single malt scotch whisky. O resultado é reflexo do eterno compromisso com a arte na criação do whisky Glenmorangie.

"Estamos encantados em receber esses prêmios notáveis. A avaliação da IWSC é de grande importância para a equipe de criação na Glenmorangie, que vem se esforçando continuamente para criar novos e inovadores single malt scotch whiskies com uma variedade intrigante de sabores, texturas e aromas. Com técnicas únicas, eles criaram o estilo suave e distinto de Glenmorangie”, afirma Sergio Degese, diretor geral da Moët Hennessy Brasil.

Dr. Bill Lumsden, chefe de destilação e criação da Glenmorangie, diz: “Ganhar estes prêmios é uma honra, em reconhecimento a todo o esforço empregado no processo de criação de cada expressão de Glenmorangie. Estou muito feliz em saber que uma instituição tão respeitada como a IWSC tenha consciência disso e nos tenha constantemente agraciado com suas mais nobres premiações”, completa Lumsden.

Acompanhe a MENSCH no Twitter:@RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis: http://goo.gl/Ta1Qb

Nenhum comentário:

Postar um comentário