segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PERFIL: Sebastian Vettel, o jovem tetracampeão do mundo na Fórmula 1

Quando Michael Schumacher venceu quatro títulos consecutivos na Fórmula 1, entre 2000 e 2003, igualou uma marca de quase 50 anos do pioneiro piloto argentino Juan Manuel Fangio. Não se esperava que tão cedo alguém fosse chegar perto desse feito tão marcante. Mas aconteceu, e foi ele o protagonista, Sebastian Vettel, o garoto prodígio da categoria top do automobilismo mundial.

Desde sua primeira vitória na F1 em 2009, ainda pela Toro Rosso em Monza, até hoje tetracampeão, Vettel passou por tudo o que um piloto passa numa carreira vitoriosa. Titularidade numa equipe de ponta, brigas com companheiro de equipe, ser piloto número um, ser questionado por desrespeitar acordos de cavalheiros e ordens do time, ter seu talento reverenciado, rodada na primeira volta na corrida do título. Enfim, um script perfeito para um multicampeão das pistas.

Mas o piloto é também um homem com alma de garoto. O rádio de sua Red Bull revela os "uhuuu!", "yeah!" e "yes!" de cada vitória, típico comportamento juvenil que não se cansa de comemorar cada sucesso como se fosse o primeiro. E não é por menos, com 26 anos de idade, ele tem apenas 117 GPs disputados, somando 43 pole positions, 59 pódios e 36 vitórias, tudo isso coroado em quatro títulos mundiais em seis temporadas completas. Números assustadores.

O que mostra muito da personalidade do agora tetracampeão são seus capacetes. A cada corrida, uma pintura diferente. Geralmente com muito brilho e cores vibrantes, como ele, que não esconde o sorriso a cada conquista. A pouca idade também traz algumas vantagens para Vettel. Seus recordes geralmente vêm acompanhados das palavras “mais jovem”, adjetivando expressões como o mais jovem a participar de um treino da F1, o mais jovem a marcar um ponto, o mais jovem a marcar uma pole, o mais jovem a ganhar uma corrida, mais jovem campeão mundial... ufa!

Seb, como é conhecido no circo da Fórmula 1, já começa a sentir os efeitos do seu sucesso. Pilotos, equipes e parte da imprensa já insinuam que o seu absoluto domínio nas últimas quatro temporadas tendem a tornar a Fórmula 1 entediante, com um único vencedor e com poucas emoções. Isso veremos em 2014, quando as regras mudam e teremos a volta do motor turbo V6 1.6L, menos potentes que os atuais. Todos os carros precisarão renascer e veremos como Vettel e sua Red Bull vão se comportar. Até lá, o tetracampeão das pistas terá uma agenda cheia, com certeza.

HOMEM DE VIDA SIMPLES

Diferentemente de seus contemporâneos no automobilismo, não é comum encontrar Vettel nos tabloides. Nada de fotos em praias paradisíacas a bordo de iates. Esse não é o estilo dele. Sua vida é bastante simples, privada e reclusa, o que não é nem um pouco atrativo para os paparazzi e para a curiosidade mórbida dos leitores de jornais sensacionalistas.

Morar em Mônaco? Também não. Apesar dos milhões de dólares que fatura anualmente da Red Bull e de seus patrocinadores, Vettel vive tranquilamente numa cidade rural da Suíça (talvez também tenha ido para lá para fugir do fisco alemão, como muitos). Segundo ele, há mais vacas do que gente por lá. Carrões, nem pensar! O piloto número 1 do mundo dirige uma van 2007 de segunda mão, que ele gosta muito por levar sua bicicleta e suas “tralhas”. Mulheres? Só a dele, Hanna Prater, amiga de infância que virou namorada. Já a viu fotografada ao lado dele? Pois é, privacidade.

A simplicidade do piloto também está na cozinha, elegendo a comida da mãe a sua preferida. E como todo jovem, ele costuma ir a partidas de futebol do seu time quando pode, o Eintracht Frankfurt. Fã dos três Michaels — Schumacher, Jordan e Jackson —, Sebastian Vettel talvez ainda não perceba o tamanho dos seus feitos, que podem fazê-lo chegar bem perto dos seus ídolos. E o que faz em um domingo pela manhã, quando não há corrida: “Dormir, tomar um grande café da manhã e, se o dia estiver ensolarado, praticar algum esporte ao ar livre, como Badminton. Tudo para relaxar”, diz ele. Esse é o tetracampeão de Fórmula 1, esse é Sebastian Vettel.



Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis: http://goo.gl/Ta1Qb

Nenhum comentário:

Postar um comentário