segunda-feira, 7 de outubro de 2013

FITNESS: Treino top de exercícios clássicos

“Resultados rápidos, com os melhores exercícios, de maneira mais eficaz e segura! Este sem dúvida é o desejo de boa parte dos iniciantes de atividade física”. Na verdade, se houvesse uma receita mágica para a montagem de um treino na musculação, provavelmente, ele seria composto desta forma. O problema é que sob um ponto de vista mais apurado e um pouco mais técnico, esta simples pedida torna-se uma difícil tarefa, haja vista, que se tratando de atividade física, diversas variáveis devem ser consideradas na montagem de um treino visto como “ideal”, e a opção pelo exercício A ou B se apresenta como uma dentre as demais.

Mesmo conscientes disto, a escolha do melhor exercício não perdeu sua relevância sendo este um tema presente e que ainda desperta calorosos debates entre os profissionais e praticantes de musculação. O raciocínio é o seguinte: melhor exercício = Melhor resultado em menos tempo. Simples assim! E faz até sentido. Devido ao interesse ao tema, educadores físicos têm recorrido à ciência para responder por meio de estudos que compararam os exercícios comuns em academias, com o intuito de determinar qual movimento e em que angulação ocorreram as melhores respostas para cada grupo muscular. Assim, foi possível determinar se a cadeira extensora foi mais efetiva para o trabalho específico da parte anterior da coxa (quadríceps), do que um agachamento, por exemplo.

Os cientistas chegaram a estas conclusões captando a intensidade elétrica gerada durante a realização das séries, utilizando eletrodos, numa técnica chamada de eletromiografia (EMG). Nesta matéria citaremos os exercícios campeões para os grupos musculares de acordo com o estudo de Boeckh-Behrens e Buskies, que utilizou jovens de idade média de 22 anos, experientes em musculação. Por questões obvias, não foi possível testar todos os exercícios e movimentos possíveis para cada grupo muscular, mas os resultados devem ser encarados como mais uma ferramenta para alinhar a prática diária aos objetivos esperados.

Confira aqui nessa matéria os dois primeiros colocados nos ranking das EMGs para cada um dos grupos musculares listados. Os resultados indicam os exercícios mais eficazes para o aumento do tamanho e força muscular, segundo os autores.











MODELO ARTHUR PESSOA DE QUEIROZ - AGRADECIMENTO ACADEMIA R2

Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis: http://goo.gl/Ta1Qb

2 comentários: