terça-feira, 17 de setembro de 2013

BALADA: Os sushi-bar mais incríveis eleitos em Miami, Salvador e Lisboa

Viajar, segundo o poeta Mario Quintana, é trocar a roupa da alma. E nada melhor do que viajar e aproveitar o dia, mas também, bastante a noite. Aí que  entra a proposta de conhecer os bares mais legais pelo mundo. Desta vez, focamos nos locais onde podemos desfrutar do melhor da culinária oriental, passando por Lisboa, Salvador e Miami.

CAFÉ SUSHI - LISBOA

Uma boa pedida em Lisboa para quem curte um espaço legal, bem frequentado e comida japonesa, é o Café Sushi, que fica situado perto da Avenida da Liberdade. Esta mistura de bar e restaurante foca na gastronomia tradicional do Japão criada por profissionais com experiência além-fronteiras em reputados restaurantes japoneses. O arquiteto Miguel Saraiva teve como objetivo neste projeto ressaltar as diferentes facetas da cultura e da culinária japonesa. O local puramente cosmopolita é elegante e  muito contemporâneo, dividido em ambientes distintos, tais como; o bar, sushi bar, zona japonesa, zona ondular e mais recentemente a esplanada.
 
O cardápio inclui ainda diversas especialidades de gastronomia japonesa originais em Portugal, como o Black Cod (Bacalhau negro acompanhado de migas de frade, grelos, nimono (legumes cozidos em caldo agridoce) e areia de sésamo negro ou o Wagyo Carpaccio (Carpaccio de wagyu, neve de foie gras e chocolate).
 


O local foi considerado o melhor sushi da cidade, no almoço, jantar ou mesmo num after work drink. Foi considerado pela revista Time Out como o "restaurante mais cool de Lisboa" e classificado com 5 estrelas. Não há dúvidas que é uma presença obrigatória quando for conhecer nossos antigos colonizadores. Site: www.sushicafe.pt

SOHO - SALVADOR

Se for à Salvador, além de comer um acarajé na famosa Dinha, não deixe de marcar presença também no Restaurante Soho, que fica no píer D, da Bahia Marina, com uma varanda surreal que se debruça sobre o mar da Bahia de Todos os Santos. Por lá, encontramos executivos, políticos, turistas e celebridades que ocupam o balcão do bar ou as mesas no salão principal. No local predomina a cor azul marinho, talvez para combinar com a coisa mais impressionante que este restaurante possui, a vista, um orgulho para qualquer brasileiro.  

E é claro, que a famosa varanda é o ponto mais disputado, por isso, não exite em fazer  a sua reserva para tomar um bom drink olhando o vai e vem das lanchas. Um detalhe que chama muito atenção também é o piso, em vidro, possibilitando visualizar a água cristalina do mar e o movimento dos peixes logo abaixo dos seus pés. 

O chefe que comanda a cozinha é o sushiman curitibano Max Kamakura, que elaborou pratos variados, tais como; o Soho especial (custa em média R$ 80,00) com vinte peças, entre sushis e sashimis, e o atum tropical, que traz fatias do pescado em crosta de gergelim com caju, kiwi, tomate-cereja, molho agridoce de ervas e pitadas de flor de sal.

O legal é que o ambiente conseguiu harmonizar a referência tropical brasileira com a oriental, e isto reflete também na comida e bebidas. Um local para aproveitar seja durante o dia ou a noite, antes de ir pra uma balada na terra do axé. 





ZUMA RESTAURANT - MIAMI

Destino preferido da maioria dos brasileiros, Miami, se tornou o paraíso das compras, principalmente com a sua grande quantidade de outlets, onde podemos comprar aquela beca grifada com um preço de Zara. Porém nem só de consumismo vive  Miami Beach, além das praias, há uma boa vida noturna.

Para quem curte uma comida japonesa, o Zuma é uma excelente opção e tem recebido um aval positivo de toda crítica mundial. O Zuma fica dentro do “épico” Epic Hotel e possui um acesso exclusivo, na chegada, você poderá entregar seu possante para o manobrista ou atracar sua lancha no píer próprio do restaurante. O projeto da casa foi assinado pelo Noriyoshi Muramatsu e recebeu a identidade dos outros restaurantes do grupo. O espaço foi dividido em cinco ambientes separados por bambu ou papel de arroz japonês. Além das mesas, pode-se comer sentado no chão com uma mesa baixa ou solicitar uma sala privativa que acomoda 24 pessoas. 


A cozinha é comandada pelo Rainer Becker, um dos mais respeitados chefs do mundo, que trabalhou em Tóquio por seis anos com o intuito de se familiarizar com o estilo Izakaya (tradicional Japonês). Também passou pelas cozinhas do Zuma em Londres, Hong Kong, Istambul e Dubai. Ele elaborou um cardápio bem moderno com influencias da culinária local. Os pratos são autênticos e um agrado aos olhos.
 
Do Balcão, local preferido dos solteirões, e o nosso também, além pedir suas doses de shochu (típico destilado), você poderá acompanhar o movimento da cozinha. É possível ver os frutos do mar quase vivos de tão frescos, sendo colocados em pratos com muito gelo. Nada mal pedir umas ostras, concorda? Ainda no bar encontra-se uma excelente carta de vinhos e a opção de 80 saquês premium.

O Zuma é a certeza de uma noite bem aproveitada, até porque é um ponto de encontro de muita gente bonita. Uma ótima opção para uma noite incrível com vista para o mar e os arranha-céus de Miami.
 
Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis: http://goo.gl/Ta1Qb

Um comentário:

  1. Com certeza falou o INAMO, em Londres.
    Coloca todos esses no bolso. TECNOLOGIA pura.

    ResponderExcluir