quarta-feira, 10 de abril de 2013

FITNESS: Mexa-se! Fuja do sedentarismo e tenha uma melhor qualidade de vida praticando uma atividade física


Você já experimentou a sensação de completar uma CORRIDA de rua? Já alcançou seus objetivos na MUSCULAÇÃO? Já se desafiou superando a distância que NADOU anteriormente na piscina? Já PEDALOU uma distância que nunca imaginou ser possível? Se sua resposta foi SIM, tudo fica mais fácil, mas se foi NÃO, não temos tempo a perder! Não é o momento de sentir-se mal, a grande maioria das pessoas sequer tentaram iniciar uma atividade física ou desistiram antes mesmo de desfrutar dos resultados. É hora de agir! É preciso ter uma EXPERIÊNCIA que lhe mostre o quão é prazeroso atingir uma meta através dos exercícios.  

Informação não é problema, jornais, televisão, revistas, internet, todos falam da importância do exercício para a sua vida... Atenção! Para a sua vida, não apenas para vestir o biquíni no verão, para se olhar no espelho antes de sair para balada ou para vencer uma competição. O foco é a qualidade de vida.

Assim, fica implícito que quem não faz exercícios deixa de colaborar com sua própria saúde. Não é verdade? A atividade física aliada a um planejamento alimentar equilibrado poderia salvar/evitar 260.000 mortes por doenças cardiovasculares e cânceres, apenas no Brasil. Outros dados de uma pesquisa internacional, publicados no The Lancet, estimam que uma em cada 10 mortes tenha relação com o sedentarismo*. Conclusão: exercitar-se evita mortes! Estudos apontam que 10% das mortes por câncer de mama e cólon, 7% de diabetes tipo II e 6% de doença cardíaca coronariana têm relação com a inatividade. Para quem gosta de números, isso significa 5,3 milhões de mortes a mais por ano.

*É classificado sedentário quem realiza menos de 150 minutos de exercícios moderados por semana (equivalente a treinar 5X por semana durante 30’) ou quem treina menos de 3X na semana de maneira intensa por 20’ ou mais.

Se as pessoas sabem que o exercício faz bem à saúde, por que elas não incorporam a mensagem? E se a atividade física faz as pessoas se sentirem tão bem, por que elas simplesmente não começam a praticá-la? Na verdade, não deveria haver argumentos para justificar que 26,3% da população brasileira sejam totalmente inativos, ou seja, não praticaram qualquer atividade física nos últimos 3 meses, não realizaram esforço físico intenso no trabalho, não se deslocaram para o trabalho a pé ou de bicicleta e não eram responsáveis pela limpeza pesada da casa. Talvez, por este motivo, as campanhas anti-sedentarismo estão focando na relação entre este estilo de vida e as mortes. Certamente, uma tentativa mais radical de conscientizar a população.

Chega de desculpas, como que não tem tempo, que você não leva jeito para isso ou até mesmo que é muito difícil iniciar. Se você já teve uma experiência prazerosa ou que o conduziu a um resultado positivo para sua saúde/estética não precisamos argumentar mais nada, você sabe até onde pode ir e como essa atitude lhe fez bem. O desafio que propomos é para quem nunca teve essa oportunidade maravilhosa de sentir-se “mais vivo”, mais disposto, melhor com o seu corpo, com uma autoestima mais elevada, com menos ansiedade e outras doenças. Assuma a responsabilidade de cuidar do seu corpo, ele é a sua “casa”, como não investir nele? Faça da atividade física uma parte de seu plano de VIDA e de SAÚDE. EX-PE-RI-MEN-TE! 


*Anderson Santos é Educador Físico e faz parte do grupo Mais Atividade Física (www.maisatividadefisica.com)


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7 comentários:

  1. Ótima e pertinente exortação. Como cristão, creio que o meu corpo é a habitação do ESPÍRITO SANTO de DEUS que rege a minha vida. Se cuido bem dele, terei certamente mais tempo e qualidade de vida para proclamar as boas novas do Evangelho a toda criatura. Valeu!!! Que DEUS os abençoe. Um abraço Aprisidio.

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  2. Realmente, se faz bem, porque não praticar. Uma dica, crie um animal.Pois ele te fará, mesmo contra sua vontade, a praticar ao menos uma caminhada. E foi isso que aconteceu comigo. Estou com uma cadela a dois anos e todos os dias ela me acordar para que eu a leve para passear. Deixei de ser sedentário !

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  3. Parabéns.Presisamaos de insentivo para a prática de atividade física.Nosso corpo agradece.É uma das coisas boas que podemos fazer por nós mesmo.VIDA É SAÚDE.Um abraço Mariza.

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  4. Comecei a correr e não quero parar mais. Não tem coisa melhor que completar uma corrida de 5 km, a meta agora é chegar a 10 km. Estou quase lá. Adoro também pedalar, nos finais de semana é programa certo.

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  5. Pratico exercício físicos todos os dias, faço minha corrida de 4,0 km 3 vezes na semana, aeróbico 1 vez por semana e musculação. Gosto de me exercitar, pois me sinto bem, gosto de ver os resultados e ainda saber que lá na frente não terei muitos problemas de saúde. E ainda tenho tempo de ser Cristã!
    Ser sedentário não dá!

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  6. Eu faço o mínimo, ao menos. Dispenso o transporte e faço caminhada diária que dá uns 25 minutos, me levando a uma região central, onde circula mais ônibus, levando este mais uns 25 minutos para chegar ao destino, no trajeto entre trabalho e casa.

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  7. Deixar de lado o sedentarismo e praticar alguma atividade física é importante para saúde. Uma simples caminhada já pode fazer a diferença. Pedalar também é uma boa opção além de ser uma atividade recreativa ajuda a controlar o peso e manter a forma física.

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