quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

OBJETO DE DESEJO: Engenharia de desempenho para o pulso na parceria entre a marca de relógios suíços IWC e a Mercedes‏

Para os amantes da Fórmula 1 e fixados em relógios, especialmente suíços, a nova coleção de relógios Ingenieur da IWC Schaffhausen para 2013 é um deleite. Ela foi completamente remodelada e incorpora na perfeição o espírito da nova parceria com a MERCEDES AMG PETRONAS Formula One Team. A fábrica de relógios suíços atuará, durante os próximos três anos, como Official Engineering Partner da equipa da Mercedes-Benz. Para a nova coleção, os desenhistas e engenheiros da IWC deixaram-se inspirar pela Fórmula 1. Materiais típicos do esporte motorizado, tais como a fibra de carbono, a cerâmica e o titânio, marcam uma nova linha de desenho dentro da gama de relógios Ingenieur. A exigência de fabricação do ponto de vista tecnológico realça a fama da IWC Schaffhausen como empresa que cria, há mais de 140 anos, relógios da mais alta qualidade. 

Georges Kern, CEO da IWC Schaffhausen, comenta a parceria a nível global com a MERCEDES AMG PETRONAS Formula One Team assim: “Os engenheiros das nossas duas empresas têm muitas coisas em comum. Eles partilham a mesma paixão pela técnica de precisão e pela inovação. São os heróis nos bastidores que, com alta tecnologia e trabalho manual, lançam as bases para o sucesso. E, com espírito pioneiro e competência artesanal, sondam as fronteiras da mecânica, redefinindo, constantemente a capacidade da técnica de precisão. Este incansável anseio de perfeição é designado por ambas as empresas como ‘engenharia de desempenho’.”

A cooperação da IWC com a Mercedes-Benz já existe desde outubro de 2004, quando a fábrica de relógios de Schaffhausen deu a conhecer a sua parceria com a AMG, a marca de alto desempenho da Mercedes. No ano seguinte, a IWC lançou, pela primeira vez, dois modelos de relógio Ingenieursob o nome AMG. Esta longa e bem sucedida parceria é agora alargada à Fórmula 1. Como símbolo para a base comum do seu trabalho, a IWC Schaffhausen e a MERCEDESAMG PETRONAS Formula One Team colaboram, juntando as forças numa nova cooperação. “Congratulamo-nos com o fato de atuarmos, nos próximos três anos, ao lado de um parceiro que defende os mesmos valores que nós”, explica Karoline Huber, diretora de Marketing & Communications. “A Fórmula 1 não só se adéqua de forma perfeita à mensagem central da IWC – “Engineeredfor men” –, mas oferece também, com os seus desafios técnicos, os momentos emocionantes e a excitante corrida contra o tempo, um ambiente autêntico para contar empolgantes histórias sobre os relógios Ingenieur. ”Não foi apenas o moderno esporte das corridas de alta tecnologia que deu origem a novas criações de relógios da IWC, as raízes históricas do esporte motorizado inspiraram também a fábrica de Schaffhausen a fazer uma homenagem especial. Nos anos 30 e de 1954/55, os carros de corrida Silberpfeilda Mercedes-Benz dominaram as corridas internacionais de automóveis". Por isso, a IWC dedicou a estes lendários carros de corrida da Mercedes o Ingenieur Cronógrafo Silberpfeil. 
Nos anos 50, surgiu a família de relógios Ingenieur, que tem uma larga tradição. Seguindo o lema “Progresso mediante inovação constante”, o Ingenieur encarnou da melhor maneira, a filosofia da fábrica. Enquanto que o seu aspecto exterior é elegante e funcional, a sua vida interior salta à vista pela sua amadurecida técnica. Disso fazem parte a primeira corda automática nos dois sentidos e a proteção contra campos magnéticos. Estes medidores de tempo logo se tornaram símbolos de precisão e fiabilidade. Devido à sua capacidade de resistência, os relógios Inge¬nieur não encontraram fãs entusiasmados apenas entre os técnicos, mas também entre os esportistas e viajantes do mundo. Esta combinação leva, em 2013, durante o novo lançamento dos relógios Ingenieur, consequentemente a uma modalidade esportiva que conjuga todos os três atributos: a Fórmula 1.
 

DOIS BÓLIDES NAS POSIÇÕES DE TOPO
A coleção de relógios Ingenieur 2013, completamente re¬modelada, arranca com inúmeros pontos fortes. A pole position é adequada para o Ingenieur Tourbillon Força Constante com caixa de platina e cerâmica. O seu mecanismo patenteado de força constante está integrado num turbilhão, garantindo uma marcha da mais alta precisão. Dois barriletes fornecem o binário mais alto necessário para o acionamento do turbilhão de força constante, alimentando também o módulo das fases da Lua com a energia necessária: desempenho puro. O Ingenieur Calendário Perpétuo Digital Data-Mês tam¬bém ocupa um lugar de topo com a sua caixa de aluminídio de titânio, calendário perpétuo e indicação digital da data. Para projetar o acionamento tão eficiente quanto possível – à semelhança do botão boost híbrido na Fórmula 1 –, tira proveito do princípio da recuperação de energia. No momento da comutação noturna da data, o seu circuito instantâneo desvia energia, armazenando-a e descarre¬gando-a no momento exato no fim do mês e do ano. O mostrador foi concebido, sobre os discos da data, do mês e do ano bissexto, com “janelas” de vidro safira semitransparentes de modo a permitir observar o complicado jogo dos discos durante a comutação. Na passagem do ano, as cinco indicações põem-se simultaneamente em movimento – um espetáculo extravagante da técnica que faz bater mais fortemente os corações dos amantes da mecânica complicada.
A NOVA E ESPORTIVA LINHA INGENIEUR
Atrás destes dois bólides de alta tecnologia, a grelha de partida da coleção de relógios Ingenieur 2013 divide-se em duas linhas de desenho: por um lado, potentes e puristas medidores de tempo em caixa de aço inoxidável, pelo outro, modelos esportivos cujas caixas são inspira¬das pelo inovador repertório de materiais da Fórmula 1. Christian Knoop, diretor criativo na IWC, disse a esse res¬peito: “Na nova linha Ingenieur, a IWC interpreta o tema racing mediante utilização de materiais típicos do esporte motorizado, tais como fibras de carbono, cerâmica e titânio,e ‘empréstimos’ do ponto de vista ótico do cockpit dos modernos carros da Fórmula 1. Parafusos unem as armações de vidro à caixa, o que acentua ainda mais o caráter técnico e desportivo dos relógios. Continuamos, assim, a desenvolver logicamente uma família de produtos IWC da mais alta tradição. Inspirados pela própria história – a que pertence também o lendário desenho do Ingenieur SL do importante desenhador de relógios, Gérald Genta –, “combinamos na nova coleção inovação técnica com desenho característico. O resultado são relógios Ingenieur potentes e marcantes, de uma classe à parte.”

VOLTADA PARA O FUTURO E MARCADA PELO ESPÍRITO DA ÉPOCA
 
A história da família de relógios Ingenieur é marcada por modelos que refletiram o espírito da sua época e que, simultaneamente, indicaram novos caminhos com a sua técnica voltada para o futuro e com o seu desenho van¬guardista. A apresentação do primeiro Ingenieur, no ano de 1955, surgiu numa época de crescente entusiasmo pela técnica e crescimento econômico. O seu movimento automático com corda de ambos os lados, é obra do antigo diretor técnico da IWC, Albert Pellaton. A corda Pellaton, especialmente eficaz, ofereceu à fábrica de relógios uma vantagem decisiva perante a concorrência. Isto também se aplica à proteção contra campos magné¬ticos. Esta se dirigia explicitamente a um grupo profissional que trabalha muito frequentemente no setor dos campos magnéticos e que deu o nome à família de relógios: Ingenieur (engenheiros).

Em meados dos anos 1970, o desenhista independente Gérald Genta revolucionou o aspecto dos relógios moder¬nos com uma linguagem da forma simples e tecnicamente ousada. Ele projetou para a IWC Schaffhausen o lendário Ingenieur SL. Em vez de esconder os orifícios requeridos pela construção para aparafusar a luneta, transformou-os em imagem de marca da família de relógios. 

Nos anos 1980, a IWC equipou os modelos Ingenieur com movimentos automáticos planos, entre eles o Ingenieur SL do ano de 1983 com 10 milímetros de altura de construção. Com o Ingenieur em titânio, a fábrica de Schaffhausen introduziu, em 1985, este material exigente também na família de relógios Ingenieur. Em 1989 a IWC apresentou o Ingenieur Automático “500.000 A/m”, cuja imponente proteção anti-magnética su¬portou até um tomógrafo de ressonância magnética com 3,7 milhões de A/m. Em 2005, a família de relógios festejou o seu reaparecimento com três novos modelos. Equipado com o grande calibre 51113, com corda Pellaton e reserva de marcha para sete dias, o Grande Ingenieur fez furor em 2007. Nos anos seguintes, o Ingenieur Automático, com a sua robustez, ganhou perfil como fiável medidor do tempo para situações extremas.
 
E a nova coleção Ingenieur 2013 irá seguramente ter tanta aceitação junto dos admiradores de calibres manufaturados de alta complexidade como dos amantes dos ruidosos motores de alto desempenho da Fórmula1.
Fonte:



Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis: http://goo.gl/Ta1Qb

Um comentário:

  1. Socorro! Não quero nem pensar em olhar o preço dessas máquinas de ver a hora : )

    ResponderExcluir