terça-feira, 28 de agosto de 2012

VAIDADE: O charme do cinza, como manter bem tratados os cabelos brancos‏

Nas mulheres os primeiros fios brancos costumam ser encarados com muito drama, afinal é sinal de velhice. Já nos homens a coisa muda de figura e os fios brancos são considerados sinal de charme e maturidade. O look platinado faz as mulheres suspirarem, e isso é fato. É como se a coloração cinza fosse um atestado de tudo o que a mulher costuma procurar no homem: maturidade, virilidade, segurança, inteligência e charme.
 


Hugh Lauren e George Clooney, dois clássicos
exemplos de grisalhos com charme.
Mas não basta só deixar os fios brancos aparecerem e pronto, é preciso cuidar dos grisalhos que tendem, inclusive, a serem mais frágeis que os fios com cor. A fragilidade dos fios brancos vem justamente da ausência de melanina que dá pigmentação ao fio. Sem ela o fio fica ressecado e quebradiço, por isso a necessidade de hidratação é constante, de preferência a cada 15 dias. A melanina é uma proteína, substância responsável pela formação e manutenção de todos os tecidos, os fios ficam naturalmente mais secos, fracos e suscetíveis a agressões externas.

No mercado há vários produtos voltados especificamente para esse tipo de cabelo. Vale a pena uma pesquisa e escolher o que melhor se adaptar a você. Para ajudar nessa escolha os dermatologistas explicam que os fios grisalhos costumam ser mais áspero e grosso e que é preciso levar em consideração o tipo geral do cabelo: seco, normal ou oleoso. Para evitar que o cabelo adquira alguma coloração amarelada é importante evitar produtos com pigmento e álcool que podem manchar os fios brancos.
 

Quanto à lavagem, o tipo de xampu e condicionador vai influenciar bastante, assim como a frequência. Caso seu cabelo seja seco, o ideal é lavar pouco porque cada lavar pouco, mas caprichar no condicionador; caso seja oleoso a quantidade de lavagem ajuda a diminuir a oleosidade, mas como o fio grisalho costuma ser naturalmente ressecado é preciso equilibrar xampu e condicionador.
 

Para aqueles que, apesar do apelo feminino, quiserem se livrar do grisalho, as opções podem ser a tintura total ou parcial, através de reflexos para diminuir os fios brancos deixando um aspecto natural.
Algumas dicas para quem quer pintar o cabelo

• Os produtos devem ser específicos para homens.


• Esqueça as loções e tintas para aplicar em casa. Elas duram menos de 15 dias e o tom tende a ficar avermelhado.

• As melhores tinturas para homem são de uso profissional.

• Procure um profissional para pintar o cabelo, ele distribuirá a tinta corretamente e evitará manchas na sua pele, que são muito difíceis de remover.

• O tom da tinta deve ser o mais próximo do original.

• O tingimento dura, aproxi¬mada¬mente, um mês, quando então precisa ser retocado.

• Existe a possibilidade de fazer reflexos invertidos. Ao invés de mechas claras, são puxados através da toca de borracha os fios brancos e pintados de cor escura.
 
Dicas para um grisalho bem cuidado

• Hidratar muito bem o cabelo.


• Usar xampu desamarelador.

• Não cortar o cabelo muito rente, deixar um pouco de volume para que os fios não fiquem espetados.

• Usar produtos exclusivamente formulados para uso masculino. Seguem nossas sugestões:




Fonte: Site Gazeta do Povo/Viver Bem, UOL, ALFA, GQ

 

Acompanhe a MENSCH no Twitter: @RevMensch, curta nossa página no Face: RevMensch e baixe no iPad, é grátis: http://goo.gl/Ta1Qb

6 comentários:

  1. Como faço para ficar grizalho mais rápido? Tenho 27 anos, apenas alguns fios brancos e gostaria de ter mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas rapaz, uns querendo se livrar dos fios grizalhos e outros querendo ter.... rs Calma que cedo ou tarde eles chegam! Abraços

      Excluir
  2. Case-se, tenha filhos, preocupações com o trabalho, fique mais velho.

    ResponderExcluir
  3. Estou usando o Shampoo Platinum da Tutanat, o produto tem uma cor meio roxa e é muito bom pra desamarelar e valorizar o grisalho. Recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhaí um ótimo depoimento de gente que já usou o produto e comprovou (ou não) seu resultado. Boa dica! Abraços

      Excluir
  4. Boa tarde
    tenho 42 anos meus cabelos em grande parte são grisalhos, porem gostaria dar um toque de grisalhos por inteiro, qual melhor dica.? - obrigado

    ResponderExcluir