segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ESTILO: Óculos de sol, saiba como escolher o parceiro ideal nesse verão

O verão elevando as temperaturas e aquecendo a estação, e juntamente com o protetor solar, bermudão, sunga... um belo (e eficiente) par de óculos escuros são essenciais nessa estação. E pior, ainda tem homem que não usa óculos escuro! Além do aspecto estético, é importante o uso desse tipo de óculos para proteger os olhos da luminosidade e dos efeitos nocivos dos raios solares. Que podem causar graves problemas oculares que vem cada vez mais crescendo por conta da falta de informação, problemas como a presbiopia precoce ou até câncer e em alguns casos até a perda da visão.

Para evitar possíveis problemas, siga algumas dicas básicas. Uma das dicas mais importante é observar se o óculos vem com um adesivo informando o fator de proteção das lentes. Porém, muito cuidado ao escolher um óculos escuro. Muitas pessoas só se preocupam com a beleza dos óculos e esquecem da qualidade. E terminam optando por óculos de sol sem procedência, cuja as lentes não trazem proteção adequada aos olhos, ou às vezes as lentes criam grandes distorções e até dioptrias pontuais. E o objetivo do uso dos óculos escuros terminam ficando de lado de forma desastrosa diante dos riscos à saúde ocular. Os óculos de sol (ou óculos escuros) é um acessório para a visão, que apresenta lentes que são coloridas ou escurecidas para diminuir a quantidade de luz penetrando nos olhos. Um acessório fundamental nos dias de hoje não apenas para proteger a visão dos raios nocivos do sol quando estamos dirigindo ou na rua, mas para compor o visual.

Mas e como escolher o óculos de sol ideal? Existem vários modelos e marcas famosas que apostam em design elegante para os óculos de sol masculinos sempre com muito conforto e qualidade. Afinal o público masculino em geral é mais fiel a determinadas marcas, e diferentemente das mulheres, possuem poucos modelos. A escolha do óculos de sol deve ser de acordo com o formato de rosto de cada um para que fique harmonioso, afinal nem todos os modelos combinam com todo tipo de rosto. Portanto é importante antes de comprar seus óculos de sol, fazer uma pesquisa em óticas de confiança e experimentar modelos que melhor se encaixem no seu tipo de rosto.

Rosto Redondo - Pessoas com esse perfil têm queixo e testa bem marcantes. Em geral a largura e o comprimento do rosto são quase iguais. Esqueça as armações redondas! Invista em tipos retangulares, quadradas, com hastes grossas e cores claras.

Rosto oval - Esse tipo de rosto costuma ter formato equilibrado, por isso combina com mais tipos de armações que outros perfis.

Rosto triangular - O rosto triangular é achatado ou comprido com testa larga e queixo fino. As armações estreitas equilibram as formas  do rosto, especialmente o maxilar inferior estreito. 

Rosto quadrado - Testa larga e maxilar saliente são marcantes neste tipo de rosto. O ideal é usar armações ovaladas em material claro que ampliam a área dos olhos. Esse modelo suaviza o rosto.
 
E para todos os tipos, uma atenção especial: o Nariz. Para quem tem nariz largo é apropriado que a ponte (parte da armação que une as duas lentes) seja alta e estreita. Para quem tem nariz grande, a ponte deve ser clara ou um pouco mais baixa que a linha superior da armação. O nariz pequeno combina melhor com pontes altas e arredondadas.


FISIONOMIA E ESTILOS

Barba, Bigode e Cavanhaque - O ideal é escolher os modelos menos chamativos.

Careca - Tem a vantagem de não ter a cor do cabelo para interferir na escolha, mas também tem um elemento a menos para delimitar o fim da testa, por isso, óculos grandes com formatos marcantes e bem centralizados, ajudam a complementar e equilibrar o seu rosto.

Olhos – Se for muito próximo, o ideal são armações pequenas com cores claras, que ajudam a alargar o rosto. Se for muito afastado, o ideal são armações com ponte escura.

Sobrancelha – Se sua sobrancelha encosta na outra evite ponte com detalhes para não chamar mais atenção.

Corredores e Surfistas – Opte pelas hastes hidrofílicas, que não deixam os óculos escorregarem com água nem em rostos pingando de suor.

Esportistas – Opte pelas lentes de policarbonato, elas são mais resistentes que as de plástico e vidro.

Vale ressaltar alguns outros pontos importantes no biotipo, tais como:

Altos – Se seu rosto não for muito fino, abuse das armações maiores, esse tipo físico permite hastes maiores com detalhes nas hastes.
Baixos – Dê preferência por modelos menores, pois eles deixam o rosto mais livre e equilibrado.
Gordos – Evite armações chamativas com aros grossos, elas evidenciam as papinhas e as bolsas embaixo dos olhos.
Magros – Se você além de magro tiver traços mais delicados (rosto fininho), opte por modelos leves sem muitos detalhes ou use apenas os modelos lisos.
Loiros – Lentes escuras ou claras, armação leves e douradas.
Morenos – Lentes e armações mais escuras, com tons amarronzados.
Negros – Lentes com tons de âmbar e armações de metal ou envelhecidas.
Ruivos – Lentes e armações com tons de preto, vinho e vermelho.

Depois dessas dicas, escolha o seu óculos de sol e corra para a praia para pegar uma cor, conversar com os amigos e admirar a "paisagem".

SERVIÇO:

6 comentários:

  1. E com relação a sobrancelhas grossas, o óculos tem que obrigatóriamente cobri-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao precisa de oculos pra cobrir nao. Procura alguém e tira essa tarantula da cara!

      Excluir
    2. tarantula!... kkkkkkkkk

      Excluir
  2. Olá,
    Mesmo com todos esses tópicos, não fui capaz de escolher um óculos para mim.
    Vocês podem me ajudar a escolher o óculos ?
    Minha foto está no link abaixo.

    http://bayimg.com/nABALAAEL

    OBS.: Vou cortar o cabelo igual o Gustavo Lima.

    Deste já grato.

    ResponderExcluir
  3. O de cima, pela sua foto vc tem que usar um saco de pão na cabeça em vez de usar óculos!

    ResponderExcluir
  4. Vc pode ver nesse simulador,da Rayban, é muito bom!
    http://www.ray-ban.com/brazil/science/virtual-mirror

    ResponderExcluir