quarta-feira, 28 de setembro de 2011

COMPORTAMENTO: Enfim só! A vida do homem que decide morar só

O casamento acabou, a vida na casa dos pais não dá mais, dividir AP já não é mais tão legal... Não importam as razões, milhares de homens entre 30 e 44 anos estão morando sós e lidando com as agruras e alegrias de ser ao mesmo tempo dono-de-casa e único morador. Talvez o primeiro grande desafio seja lidar com tarefas que antes eram de responsabilidade da mãe ou da esposa.

Sozinho, o homem tem de dar conta da administração doméstica. Fazer feira, por exemplo, implica em comparar preços, escolher frutas e verduras, estabelecer quantidade de coisas a serem compradas para que não haja desperdícios, ter paciência na fila do caixa e depois, quando chegar em casa, guardar tudo no seu devido lugar, separando o que está mais perto de vencer do que tem maior prazo de validade. Ah, você não sabia desse detalhe caro leitor?

Isso sem falar do controle dos gastos, do quanto consome energia um chuveiro elétrico, um ferro ligado, o valor de uma diarista ou empregada doméstica fixa, enfim, para quem mora só nem tudo são flores. Mas por outro lado também há muitas vantagens e segundo a grande maioria dos homens, a maior de todas é a liberdade. Não ter de dar satisfações, conhecer melhor a si próprio, não ter de seguir regras, a não serem as suas próprias.


Para o paulistano Juliano Goncalves, engenheiro de 36 anos, a escolha de morar sozinho passa pela liberdade de escolhas “gosto de ficar sozinho, de ter as coisas do meu jeito, de ter a liberdade de mudar de idéia instantaneamente sem ter que negociar com alguém essa mudança de planos.”

Poder receber quem quiser a hora que quiser e bagunçar à vontade, porque não terá ninguém pra reclamar da toalha molhada em cima da cama ou das meias e cuecas espalhadas pela casa é para alguns uma boa razão para morar só. O Pernambucano Marcos Bonora, representante comercial de 43 anos, também prega o discurso da liberdade por preferir morar só: “paz, liberdade, satisfação zero (risos)”

Brincadeiras à parte, vale lembrar que morar sozinho não é sinônimo de solidão ou de egoísmo como muita gente acha. Receber os amigos em casa para festinhas e bate-papos são atividades freqüentes dos homens que moram só e isso não significa bagunça e coisas espalhadas pelo chão. Morar sozinho não evita algumas relações, sejam com pessoas ou coisas dentro de casa.

HOMEM X EMPREGADA DOMÉSTICA

Um homem que mora só precisa de auxílio. Por mais boa vontade e conhecimentos domésticos que tenha uma diarista é importante e será uma verdadeira “mão na roda”. A relação com essas mulheres que cuidam da casa, mas não são sua mãe nem sua esposa varia de homem pra homem.

Para alguns elas são como “anjos da guarda” e interferem inclusive na vida amorosa do patrão, para outros a interferência maior é somente na casa. Alguns homens até são bem organizados e são capazes de lidar com as tarefas domésticas, mas ainda assim não abrem mão de uma boa ajudante. William Câmara Jr, professor de 35 anos de São Paulo é uma exemplo disso:
“ela limpa a casa, lava e passa roupas, arruma a casa, organiza armários e eventualmente faz compras.
Interfere bastante em casa, embora saiba fazer, confio a ela essas tarefas”

O legal dessa relação é que as empregadas domésticas adoram trabalhar para os homens, pois segundo elas, eles são mais tranqüilos, confiam mais e não ficam procurando pó nos móveis. Senti uma certa crítica a nós mulheres, heín?!

Dependendo da idade, as diaristas ou empregadas domésticas acabam agindo como mães, por isso vale entender que por mais próxima que elas sejam de você, a relação é de trabalho, por isso muita atenção com direitos, deveres e acordos, usar recibos é uma idéia interessante. Vale da dica do advogado pernambucano Ewerton Kleber, 35 “a relação empregada/diarista é extremamente profissional até para poder exigir que façam um serviço bem feito.”

AS 5 DICAS BÁSICAS DA BOA CONVIVÊNCIA COM A EMPREGADA DOMÉSTICA/DIARISTA:

1 - Se você raramente está em casa e nunca vê sua empregada, pratique a comunicação via bilhetes.

2 - Oriente-a, desde o início, sobre como você gosta da organização da sua casa, para não ter de dar ordens consecutivas – coisa que a maioria dos homens não se sente à vontade para fazer.

3 - Nunca permita que sua mãe ou namorada interfira no trabalho da sua empregada. Ela é capaz de enlouquecer ao ver "estranhas" se intrometendo no lar do qual ela é a rainha.

4 - Não se esqueça de deixar a geladeira abastecida. Você pode não comer em casa. Mas ela come.

5 - Deixar a casa minimamente organizada facilita a limpeza e evita que ela troque suas coisas de lugar.

HOMEM X MÃES

Não adianta, você virou adulto, saiu de casa, da sua antiga com a esposa ou dos seus pais, mas você sempre será o “filhinho da mamãe”, isso implica que ela vai sim querer dar “pitacos” na sua casa nova e você vai ter de lidar com isso da melhor maneira, afinal, é a sua mãe.

Alguns homens costumam pedir um socorro às suas mães logo no começo da vida de morador solitário e elas adoram ajudar. Seja na decoração da casa, na compra de móveis, utensílios ou receitas culinárias como Juliano Goncalves: “Gosto de cozinhar, e a única vez que pedi socorro foi pra tirar uma duvida sobre uma comida da família. Para o resto sei fazer tudo, até barra de calça.”

HOMEM X CÔMODOS

Morar sozinho não é só mudar de endereço, é preciso organizar os espaços, mobiliar (salvo os que moram em flats) e, claro, decorar a seu gosto, afinal agora a casa é toda e só sua.

Sala - O primeiro cômodo da casa, o lugar onde você receberá suas visitas e provavelmente o local de onde surgirá a primeira impressão do seu lar, por isso fique atento à organização. Quanto ao mobiliário básico, sofá, centro, mesa de jantar com 04 cadeiras, uma estante para livros, objetos de decoração e, se for da sua preferência um móvel para a TV, DVD e aparelho de som.

Cozinha - A primeira coisa a pensar é que, a não ser que você seja um eremita, vai receber visitas em casa, sejam familiares ou amigos, por isso nada de ter um utensílio de cada, já existem jogos de jantar, por exemplo, para 04 pessoas, o mínimo necessário. Como é lugar de preparo de alimentos a limpeza e higiene desse local é antes de tudo questão de ordem. Os itens necessários: geladeira, fogão, microondas, copos de vidro, jarras, chaleira, leiteira, jogo de formas, açucareiro, recipientes plásticos com tampas, cafeteira, liquidificador, grill elétrico, saca-rolhas, balde para gelo, aparelho de jantar (pratos), jogo de panelas, travessas, faqueiro, colheres de silicone, tábuas de corte, esponja, detergente, panos de prato e, por fim, um jogo americano. Pra começar tá de bom tamanho.

Quarto - Esse cômodo é talvez o mais especial da sua nova casa. Não só por ser lugar de descanso, mas por ser também um provável ninho de amor. As recomendações, além de mantê-lo limpo e organizado, incluem os itens básicos, como travesseiros, lençóis (de preferência com elástico, mais fácil de manter no lugar e de forrar), colchas (edredons são mais charmosos), almofadas, cortinas e para manter uma temperatura legal, ar-condicionado ou ventilador.

Banheiro - É aqui que o bicho pega se você não tiver alguém que faça as tarefas domésticas. O Banheiro é um lugar de bactérias por todas as partes, por isso a higiene deve ser feita pelo menos a cada 02 dias. Itens que não podem faltar: toalhas de banho e de rosto, sabonete, pasta de dentes, papel higiênico, xampu, escova de dente e de cabelo, pente, fio dental, algodão, cotonetes e não se esqueça de sempre verificar a necessidade de reposição.

Para a limpeza do lugar (e da casa como todo) é fundamental ter: flanelas, álcool em gel, vassouras, água sanitária, alvejante sem cloro, amaciante, baldes, lustra móveis, rodo, aspirador, ferro de passar, tábua de passar, sabão em pedra e sabão em pó.

VANTAGENS X DESVANTAGENS

Segundo Thiago de Almeida, psicólogo e pesquisador do Instituto de Psicologia da USP (Departamento de Psicologia Clínica), os jovens, a partir do momento em que conseguem emprego e têm um salário, preferem ter seu canto.

Uma questão levantada recentemente foi a de homens que moram sozinhos terem a tendência de serem mais egoístas. Thiago, porém, discorda. “Acho que isso depende muito da personalidade de cada homem. Se ele já tiver em sua personalidade esse padrão de humor, um apego exagerado por suas coisas, com certeza, morando sozinho será mais egoísta”, comenta.

O especialista explica que o que pode acontecer é o homem se tornar mais exigente com suas coisas, mas não egoísta. De acordo com o pesquisador, os amigos e o contato com a família fazem com que a pessoa se torne menos egoísta.

“Homens que moram sozinhos nem sempre são mais exigentes quando se casam. Às vezes, os que moram com os pais são mais exigentes porque acabam fazendo comparações entre a mãe e a esposa”, explica. O psicólogo cita alguns pontos negativos e positivos de um homem que mora muito tempo sozinho. “De positivo a independência, liberdade, amigos, deveres e obrigações; de negativo a inconstância, o mau humor, a solidão e as exigências”, finaliza.

Links sobre o tema: http://www.morandosozinho.net/


Fontes: http://epoca.globo.com/especiais/2004/homem/comp.htm
- Agência Unipress Internacional/Nilbe Shlishia
- Revista VEJA


Acompanhe a MENSCH também pelo Twitter: @RevMensch e baixe gratuitamente pelo iPad na App Store.

22 comentários:

  1. Muito boa essa matéria, moro só a uns 14 anos e o melhor é de fato é a liberdade. O pior é ter que fazer algumas coisas. Mas, tenho a sorte de ter uma diarista honesta e que gosta de fazer as minhas coisas, do jeito que gosto. Uma boa comida, uma boa salada, roupa limpa e bem passada. Faz tudo duas vezes por semana, é perfeito, menos quando ela está de mau humor, aí, é terrível. Melhor nem estar em casa. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. E como sempre o texto está muitooooo bom, depois disso estou repensando essa ideia de morar só...rsrs

    ResponderExcluir
  3. Perdeu a coragem Jamah? rs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela reportagem, muito boa. Acabei de receber um apto que comprei e estou me preparando para morar só. Vejo que nao será fácil, mas gosto de desafios e mais que tudo da minha liberdade. Muito boa também porque já da dicas de produtos básicos que vamos precisar nos cômodos da casa. Ja vou fazendo a minha lista... Ha, sou Administrador e tenho 42 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Edvaldo, é isso mesmo.. Pensei a mesma coisa!
      Se o mundo não acabar agora dia 21/12/12 (risos)... Irei receber meu apartamento em Julho de 2013, e também já estou me preparando para esta nova fase em minha vida! Será um processo de autoconhecimento de mim mesmo, muito importante e necessário. Adorei essa matéria!
      Meu nome é William Cabral, 32 anos, sou de Manaus/Am. Administrador.

      Excluir
  5. Gostei muito de ler como os homens estão se virando no estilo "dono de casa"! abçs, Dulce ;-)

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Vendo tudo isso, realmente me animo a morar só, mas a questão salarial é um impedimento... não sei se é possível responder essa pergunta, mas quanto em média sai esse custo de morar sozinho pra quem está tendo essa experiência pela primeira vez? Estou falando da compra dos móveis, dos utensílios, etc.
    Muito Grato.

    ResponderExcluir
  7. Mario, vamos procurar saber e te falo. Se tiver algum e-mail de contato nos escreve: revistamensch@gmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal mais uma vez parabéns pelo artigo. Moro só a uns 3 anos e até hoje tenho algumas dificuldades em administrar minha casa. Agora que terminei minha graduação ficou mais fácil aproveitar os momentos a sós e corrigir alguns problemas. Pelo que percebi na matéria o fator LIBERDADE é bem destacado na opinião dos habitantes "solitários" isso parece um sentimento que surge naturalmente e que valorizamos muito. Para os que têm uma rotina diária de trabalho uma diarista realmente faz a maior frente em nossa vida. Quanto aos gastos, vale a pena. Renan Rubens, Contador, 25 anos.

    ResponderExcluir
  9. Bom, além de morar com os pais, morei 2 anos com tios, 6 anos dividindo ap com 3 pessoas diferentes e estou há 3 anos morando só, tenho 27 anos, adoro morar só, a solidão algumas vezes atrapalha, pra ajudar a responder, os gastos iniciais (móveis) gira em torno de 10 mil reais, meu gasto mensal é em torno de 3 mil reais, pois faço todas as refeições fora de casa, sei cozinhar tudo e tenho equipamento, mas enchi disso e até café da manhã todo na rua ou no trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Excelente a matéria, eu ainda não tive a oportunidade de morar sozinho, minha única dificuldade seria mesmo fazer comida, nada que não se aprenda, quanto a cuidar da casa, e higiene, pra mim não seria problema algum, aqui em casa moro com 3 mulheres, e o mais organizado sou eu, eu que fico louco com elas e suas bagunças...Morar sozinho será a libertação e uma nova vida rsss..Na questão aí de mobiliar seu apartamento, deixo o meu estilo como dica para os amigos que não tem essa habilidade...Apartamento branco, de preferência uma parede colorida, lisa ou texturizada, luzes dicróica no teto em gesso rebaixado, aquele sofá retrátil bacana, tapete com aquela lã fina, o rack baixo, com a tv presa na parede, fontes de água, incensos, quadros modernos,etc. Levar uma visita feminina em um ambiente desse,limpo de bom gosto, oferecer um bom vinho, e um jantar a dois a meia luz, você mostrará um diferencial bacana.Um abraço e sorte pra gente!

    ResponderExcluir
  11. Bando de marmanjo buchudo! Deveriam ter pedido a mamae para ensinar a cozinhar, lavar roupa e tomar conta de casa tambem. Pensaram que arrumariam uma mulher ( esposa ) para fazer isso e? iiii.... Paguem uma diarista mesmo... Eita povo maxista!!!

    ResponderExcluir
  12. Fabio Nery, advogado em Recife.28 de março de 2012 19:27

    Ao se separar, um amigo precisou levar a mãe pra fazer as compras básicas, pois desconhecia até o tipo de xampu que ele usava; era tudo providenciado pela esposa... Homens, uni-vos !

    ResponderExcluir
  13. ADOREI, A REPORTAGEM SOBRE A INDEPENDENCIA DE MORAR SO, DO UNIVERSO MASCULINO.ISSO É MUITO BOM,SABER QUE OS HOMENS,PRECISAM TER ESSA INDEPENDENCIA,ATE MESMO PQ DESSA FORMA, ELES VAO ENTENDER,VALORIZAR E RESPEITAR ,A MAE, A FILHA, OU EMPREGADA QUANTO AO SERVIÇO DOMESTICO,E NAO SO EXIGIR,PRESSIONAR E CRITICAR AS MULHERES QUANDO ESTAO FAZENDOS TAREFAS DOMESTICA, OU SEJA, ELES VAO SENTIR NA PELE O QUANTO O TRABALHO DOMESTICO, É CHATO,CANSATIVO,E EXIGE MUITO DA PESSOA QUE TA FAZENDO AS TAREFAS DOMESTICAS, TENHO ISSO COMO EXEMPLO NA MINHA FAMILIA. TUDO BEM QUE O MEU PAI AJUDA MUITO, NAS TAREFAS DE CASA, MAS GOSTA MUITO DE QUERER AS COISAS NA MAO. OS HOMENS SEMPRE QUEREM QUE A MULHER ESTEJA A DISPOSIÇAO DELES. DAR AS COISAS ,NA MAO,SAO MACHISTAS E EXIGENTES NO LAR, E OUTROS SO CRITICAM O QUE A MULHER FEZ DE ERRADO, SAO POUCOS QUE SAO PACIENTES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morar só é uma das experiências mais incríveis para homens e mulheres. A sensação de liberdade é fantástica. Mas nem tudo é flores...essa parte das tarefas domésticas fica como a parte chata, o bom é que vc tem autonomia para fazer quando e como quiser. Os tempos mudaram e a divisão de tarefas entre os gêneros também. Não acho que as atividades do lar seja de obrigação da mãe e da esposa, ao contrário, é de todos que moram na casa. O homem deve perder a ideia de querer ser Rei e achar que todos devem servi-lo. Enfim, hoje as mulheres também podem se dá ao luxo de dizer que odeia ser doméstica e pagar para fazer as tarefas há tanto atribuídas ao nosso gênero. Caso os homens discordem disso, não merece a companhia de uma mulher esclarecida.
      Gostei muito do texto, serve para homens e mulheres, mas achei que ainda transmite a ideia de que as mulheres (esposa e mãe) é responsável pelas tarefas domésticas e que o homem só assume quando resolve morar só.

      Excluir
  14. Aos 44 anos, estou me separando de um casamento de cinco e irei morar só, dentro de uns 15 dias, tempo que usarei para encontrar e organizar um cafofo. Ainda não sei o que me espera, mas as dicas e opiniões que estou encontrando aqui certamente me serão de muita serventia. Valeu pelo artigo e já me sinto bem-vindo à vida nova.

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo Administrador caruaru-PE1 de fevereiro de 2013 15:01

    Logo estarei indo morar só , me chamo Rodrigo tenho 26 anos , sempre tive vontade porém esperei concluir minha graduação para seguir esse novo rumo, estava na internet procurando assuntos sobre homens que moram sozinhos, cara que matéria perfeita , explicando tudo em detalhes , parabens gostei muito e passarei a frequentar este ambiente com mais frequençia, desde já muito obrigado pelo apoio e até mais

    ResponderExcluir
  16. Eu moro só e já entrei no automático, já aprendi a me virar

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, trabalho pro portal de dicas SOS SOLTEIRO, gostamos muito dessa coluna, podemos replica-la, com os creditos, no nosso site? (www.sossolteiro.com)

    abs
    meu e-mail: dario@sossolteiro.com

    ResponderExcluir
  18. O primeiro ano é o mais difícil, mas depois o serviço doméstico fica automático. O ruim é ficar doente ou desempregado, e não ter ninguém para conversar.

    ResponderExcluir
  19. Dificilmente mulheres encaram morar sozinhas... Acho que são a maioria homens.
    E morando sozinho por três anos percebo que o maior problema é a comida que estraga.

    ResponderExcluir
  20. se ja foi casado e tinha filhos... vai sentir solidão...

    ResponderExcluir