domingo, 21 de agosto de 2011

LER, VER e OUVIR - Agosto


Todo mês é muito difícil selecionar apenas alguns dos vários lançamentos e destaques em cada seleção. Porém em alguns casos fica difícil não escolher, como por exemplo, clássicos como Fernando Moraes, Chico Buarque, Rocky Balboa e Red Hot Chili Peppers que são infalíveis na área da literatura, cinema e música. Sempre esperados pelo público e elogiado pela crítica especializada, esse mês eles ganham destaque aqui em nossa seleção. Além deles, muito humor, críticas, sátiras e entretenimento, sem esquecer de incluir novidades nas salas de cinema e no teatro com duas grandes sugestões. Espero que curtam nossas dicas e bom divertimento!
MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO - Como romancista, Chuck Palahniuk se notabilizou por retratar personagens pouco convencionais. Em “Mais estranho que a ficção” o Chuck abandona o universo ficcional e aponta seu foco para as pessoas reais, mas mantém o gosto pelo incomum. O livro é um mergulho no lado mais bizarro e excêntrico dos Estados Unidos, revelando uma outra nação que convive lado a lado com a imagem oficial do país, sobre o qual Palahniuk lança um olhar às vezes irônico, às vezes terno, mas sempre original. Dividido em três partes, “Pessoas Juntas”, “Retratos” e “Pessoal”, o livro reúne uma série de reportagens, ensaios, crônicas e perfis com enfoque jornalístico, alguns escritos para revistas norte-americanas, que trazem em comum o estilo e o gosto de Palahniuk pelo estranho e pelo absurdo infiltrados na vida cotidiana.


CHICO - CHICO BUARQUE - O cantor e compositor Chico Buarque interrompeu o jejum musical de cinco anos com um novo disco, "Chico". O lançamento veio cercado por ações nas redes sociais, com a criação de um site (www.chicobastidores.com.br) para divulgar o '"making of'" do álbum, e permitir a venda antecipada e a divulgação de canções em doses homeopáticas antes do lançamento oficial (que aconteceu agora em julho). O disco, que traz dez faixas, leva o nome do próprio, "Chico" e tem participações especiais de João Bosco em “Sinhá”, de Thais Gulin em “Se eu soubesse” e Wilson das Neves em “Sou eu”, parceria de Chico e Ivan Lins e sucesso já consagrado na voz de Diogo Nogueira. Dessa vez, Chico homenageia o Blues e a Bossa, sem esquecer o Samba.

 

TRABALHO INTERNO - As verdades chocantes sobre a maior crise econômica mundial nesse documentário sobre o setor financeiro dos Estados Unidos, que tentou enganar o investidor norte-americano comum. Feito por meio de uma pesquisa extensiva e entrevistas com economistas, políticos e jornalistas, "Inside Job - A Verdade da Crise" retrata as relações corruptas existentes entre as várias partes da sociedade. Com brilhante direção de Charles Fergunson e narração do ator Matt Damon, este é o primeiro filme que expõe a verdade sobre a crise econômica de 2008, nos EUA.
ALL OF YOU – COLBIE CAILLAT - O novo cd, o terceiro de sua carreira, da gatíssima Colbie Caillat, "All Of You", contém 14 faixas e uma parceria com o rapper Common. Segundo Colbie, o novo disco é seu som mais maduro. "Ainda incorporo alguns estilos que eu amo e que estão nos dois primeiros álbuns, mas é um novo capítulo. Sou mais experiente agora e apesar de ter composto as canções com compositores talentosos, no final é ainda a minha música", disse a Billboard. Entre os créditos de "All Of You" estão Ryan Tedder (Beyonce, Leona Lewis), Toby Gad (Alicia Keys, Drake, Kelly Clarkson), Jason Reeves (que trabalhou com Colbie em "Bubbly" e "Realize") e Rick Nowels (Madonna, Nelly Furtado...). Justn Young, músico e namorado de Colbie, também compôs três faixas. "Foi muito divertido trabalhar com ele. Nunca tive muito interesse em músicos antes e agora ter um namorado que toca piano e violão… é brega, mas muito bom", concluiu.

ROCKY: Coleção Completa (6 DVDs) - Para os fãs de lutas, um dos maiores clássicos do cinema de ação, Rocky, com Sylvester Stallone é lançado num super Box com todos os seis filmes da série. Pra quem não lembra, Stallone fez o boxeador Rocky Balboa em um papel consagrado como uma daquelas coisas que acontecem uma vez na vida de um homem e lhe rendeu o Oscar de Melhor Filme em 1976. Suas continuações igualmente marcantes e repletas de ação estão aqui apresentadas nesta imperdível coleção de Rocky, com a melhor qualidade de som e imagem impecáveis. Com cenas de luta de tirar o fôlego e interpretações contundentes, estes cinco filmes contam a inspiradora história da jornada de um herói inesquecível. A coleção traz os títulos: Rocky - Um Lutador; Rocky II - A Revanche; Rocky III - O Desafio Supremo; Rocky IV; Rocky V; e Rocky Balboa.


NA TERRA DAS MULHERES SEM BUNDA - Paulão de Carvalho é vocalista da banda “Velhas Virgens”, roteirista de televisão e doutor em botecos, e escreveu este livro que é eclético demais para se enquadrar em qualquer classificação. Podemos dizer que se trata de um romance de um guia turístico, ou mesmo um manual bem humorado, ou até mesmo uma novela policial sobre uma obra de realismo fantástico. “Se na Europa as mulheres apresentam uma ‘ausência ofensiva’ de traseiros, em compensação por lá as boas histórias abundam. Bem, ao menos quando somos companheiros de viagem – e das viagens – do Paulão em sua lua de mel no Velho Continente. Neste bate-perna irreverente, democrático e, por que não dizer, instrutivo, vamos do Moulin Rouge ao Museu do Prado, de Abbey Road ao Scala de Milão, da Sagrada Família ao bairro da Luz Vermelha de Amsterdã. No caminho, trombadas inesperadas com Jimi Hendrix, Jack, o Estripador, Regininha Poltergeist, enfim, Deus e o diabo – estes dois, de bobeira na frente do Fórum de Trajano, em Roma... De líquido e certo, além da cerveja gelada, a leitura, definitivamente, vale a viagem. E vice-versa. Pé na estrada, então!”
The Walking Dead - 1ª Temp. - Um dos maiores sucessos da TV americana em matéria de seriados, The Walking Dead ganha sua versão em DVD (e Blue Ray). Baseado num Best-seller dos quadrinhos, com o mesmo nome, na história o mundo vive momentos de caos, quando o xerife Rick Grimes acorda, depois de passar muito tempo em coma num hospital. Mal sabe ele que nada mais é como costumava ser. Assustadoramente, o improvável aconteceu e o apocalipse chegou com uma assustadora invasão de mortos-vivos. The Walking Dead conta exatamente o que acontece com os humanos que sobreviveram a isso tudo e prosseguem lutando contra essas perigosas criaturas. A série é assinada por Robert Kirkman.

OS ULTIMOS SOLDADOS DA GUERRA FRIA - Para quem procura um livro com requinte investigativo, imparcialidade e sofisticados recursos literários, tai uma ótima sugestão. Escrito pelo renomado Fernando Morais, ele conta com grandiosidade a incrível aventura dos espiões cubanos (12 homens e 2 mulheres) da Rede Vespa. Infiltrados nos EUA, o objetivo era espionar uma rede terrorista formada por 47 grupos anticratistas sediados na Flórida e com apoio tácito dos EUA, que provocaram cerca de 127 ataques terroristas, em apenas 5 anos, em território cubano para minar as forças de esquerda. Nesse livro o leitor pode conferir tudo sobre organizações criminosas internacionais, aventuras mirabolantes, disfarces perfeitos, emissários secretos e conquistas amorosas jamais reveladas. Mergulhe neste universo e tenha boa leitura na certa.



I'M WITH YOU - RED HOT CHILI PEPPERS - O esperado cd da babda muti-platina Red Hot Chili Peppers, uma das mais bem sucedidas da história do rock, finalmente lançará no dia 30 de agosto o seu 10º álbum da carreira, intitulado I’m With You. Uma das atrações mais aclamadas na edição de 2001 do Rock in Rio – e a mais aguardada da edição deste ano, além da esperada apresentação em São Paulo – a banda teve o novo disco produzido por Rick Rubin. O álbum foi mixado por Andrew Scheps e Greg Fidelman. Dia 30 de agosto (terça-feira), a sala 3 do UCI Kinoplex Recife exibe o concerto direto da Alemanha. Curitiba, Rio, São Paulo, Salvador e Fortaleza também terão sessões, às 22h. O repertório do show trará essencialmente as novas músicas, mas também grandes hits dos roqueiros americanos. As imagens serão captadas em alta definição e transmitidas via satélite, em uma hora e meia de duração.

Estréia próxima sexta (26) “Amor a Toda Prova” (Crazy, Stupid, Love), um filme que traz Steve Carrell (de “O Virgem de 40 Anos” e “The Office”) como Cal Weaver, um homem com quarenta e poucos anos que tem uma vida aparentemente “perfeita” – é casado e tem um bom emprego e filhos. Tudo isso desmorona quando ele descobre que sua esposa, Emily (Julianne Moore), está tendo um caso e quer o divórcio. Cal então passar as noites enchendo a cara num bar modernoso  onde termina conhecendo o “pegador” Jacob (Ryan Gosling). Jacob faz aquele tipo de cara sarado, bronzeado e bem vestido que adora jogar charme e conquistar todas as mulheres. E justamente com seu novo amigo, Jacob, que Cal resolve partir pro ataque. Jacob ensina a Cal como cuidar do visual e chegar nas mulheres. Uma comédia leve e despretensiosa que vai falar do ponto de vista masculino sobre amor, sexo, conquistas e derrotas amorosas. Talvez possamos dizer que seja um filminho “água com açúcar” para homens, ao contrário do que estamos acostumados a ver onde as mulheres são as protagonistas. Também estão no elenco do filme as gatíssimas Emma Stone e Marisa Tomei (que protagoniza um belo, e divertido, strip tease).



Da obra de Dostoievski a peça “O Idiota” é uma montagem de Fábio Ferreira e uma oportunidade incrível de conferir uma experiência bem sucedida de se encenar uma peça de teatro fora do que estamos acostumados a um espetáculo teatral tradicional. O local, o Parque das Ruínas, localizado no bairro de Santa Tereza no Rio de Janeiro, por si só já é um local incrível e as escolhas dos espaços utilizados, ajudam a melhor contar a história do príncipe Míchkin. Na história o tal príncipe Míchkin retorna a Petesburgo, após permanecer vários anos em um sanatório na Suíça para tratar da sua epilepsia. No desenrolar da trama, o indivíduo superior, poderoso e supostamente apto para comandar seus servos acaba sendo, para os demais – uma sociedade corrompida e corrupta – um idiota, um inadaptado. Os melhores sentimentos de Michkin são compreendidos como patologia, doença.

A inocência e a compaixão sem limites do rei vai se chocar com o desregramento mundano de Ródjin e a beleza de Nastácia Filíppovna. Sua bondade e o impacto da sua sinceridade revela de forma trágica como em um mundo obcecado por dinheiro, poder e conquistas, o sanatório acaba sendo o único lugar para um santo, um inocente que ainda acredita na bondade e na solidariedade humana. O elenco formado por Bruna Brignol, João Lucas Romero, Natacha Gaspar, Pedro Emanuel, Sergio Santoian e Yasmin Garcez, dá um show de interpretação e muita competência em suas respectivas interpretações alternando momentos de comédia e drama em meio às loucuras e viagens cênicas que terminam por contaminar o público.

SERVIÇO
Parque das Ruinas - Santa Teresa - RJ
sex a dom as 19h
Ingresso: 16,00

FONTE:
Americanas.com
Livraria da Travessa
Livraria Cultura
Livraria Saraiva
Vídeo Lar
UOL
MTV


Siga a MENSCH no Twitter: @RevMensch e baixe no iPad, é grátis: http://goo.gl/Ta1Qb

Um comentário: