domingo, 23 de janeiro de 2011

ESTILO: James Dean, um ícone diferente.


A capital das exposições, Berlim, embarca numa viagem através do tempo para o século 20 no museu "The Kennedys". Ao lado do ícone político John F. Kennedy, a história de outro ícone da cultura pop, será colocado em foco, um ícone que nunca foi um ser associado com o mundo da moda em primeiro instante: James Dean.


A partir do dia 19 de janeiro de 2011, foi aberta uma exposição especial sobre o fenômeno James Dean colocada em exposição nas instalações da arquitetura do atraente museu. O museu "The Kennedys" oferece aos seus visitantes a oportunidade única de encontrar a relação especial entre moda e estilo de vida de James Dean, que celebra o aniversário de nascimento, 80 anos, que cairá no dia 08 de fevereiro de 2011. Aproveitando a sugestão do lema da "DIAS DE SHOWROOM BERLIM"os visitantes são incentivados a questionar a relação entre os valores tradicionais, tais como elegância e graça únicos do estilo James Dean.


Sua imagem de ator cult não sofreu alterações ao longo dessas cinco últimas décadas. Considerado como um de rebelde, dissidente, secreto e provocante, por vezes, na fronteira com o insondável, mas sempre em formação. Dificilmente algum outro ator de Hollywood do pós-guerra influenciou tanto toda uma época e geração como ele fez. Mesmo até hoje, muitos mitos e lendas cercam esta ilustre figura, fazendo com que James Dean, um objeto de pesquisa em muitos campos científicos. O foco da exposição é o seu sentido excepcionais de moda através da qual ele conscientemente se distanciou das massas na América dos anos 1950.

A rebeldia e o caráter desse dissidente icônico: Não foi só a atitude de James Dean em relação à vida que reflete perfeitamente a singularidade da sua personalidade dentro do mundo de Hollywood e muito além. Com seu senso incomum para a moda, ele conscientemente desafiou as convenções rigorosas das massas na América conservadora dos anos 50. Seja numa das apresentações de uma peça da Broadway em Nova York, onde usava jeans rasgado e com os pés descalços, vestido, como jornalistas na época publicaram: "como um vagabundo", ou iconograficamente representado pelo fotógrafo da Magnum, Dennis Stock: James Dean polarizou a sociedade muitas vezes criticado e afrontando na moda.

Com uma abordagem original sob um ponto de vista diferente, quinze fotografias, algumas das quais estão profundamente marcadas na memória coletiva, será o foco principal do dia de moda no museu The Kennedys. Tendo James Dean como protagonista, oferecem um retrato profundo da diversidade do ator em grande estilo. Junto as fotografias por Dennis Stock, muitas das peças em exposição foram tiradas por Phil Stern e Schatt Roy, cujo trabalho foi criado dentro do contexto de uma aula de fotografia com James Dean.

Algumas das peças usadas por James Dean, como a clássica camiseta branca surrada, calças de cintura alta, jeans rasgados, botas de couro liso, malhas grossas e jaquetas de couro podem repercutir na Semana de Moda de Berlim. Afinal são ítens clássicos da moda que ficaram marcados sob a imagem de astros como James Dean, Elvis e Marlon Brando. James Dean faria 80 anos agora em 08 de fevereiro, no entanto, ele permanecerá jovem para toda a eternidade, imortalizado pela cultura popular mundial. Um legado e tanto para um jovem ator que morreu com apenas 26 anos, num trágico acidente de carro. Porém, permanece vivo até hoje.




James Dean. A Different IconMuseu The Kennedys - Berlim
De 19 de janeiro a 13 de fevereiro, das 10hs. às 6hs.

6 comentários:

  1. Ostentar um topete a la James Dean, dá um trabalho do cão.

    ResponderExcluir
  2. Já tentou foi? rs Realmente não é pra qualquer um não... E tome gel e laquê.

    ResponderExcluir
  3. kkkk to nessa fase do topete, abraços
    Andre L.

    ResponderExcluir
  4. ôxi... se não.

    Foda era quando eu entrava num estabelecimento que tinha aquelas cortinas de vento.

    ia tudo pro beleléu.

    ResponderExcluir
  5. KKK Pior que é! O Cara arruma ele bem legal, quando sai na rua e leva a primeira rajada de vento...

    ResponderExcluir
  6. Olha o topete de James Dean era uma consequência natural da arquitetura do cabelo.
    pela manhã quando acordava e ajeitava o topete do cabelo com as mãos. o topete já estava lá... sei o que estou falando...

    ResponderExcluir